Por que impermeabilizar muros de arrimo?

Os muros de arrimo são estruturas construídas em terrenos que apresentam alguma inclinação e quando não há a possibilidade de se fazer um talude, seja por falta de espaço, seja por questões de instabilidade de solo. Erguidos normalmente com alvenaria ou cortinas de concreto, servem para conter o solo, ao mesmo tempo em que delimitam o terreno.

Embora sejam de simples execução, precisam ser devidamente projetados e construídos sob o risco de ter sua segurança e estabilidade comprometidos. Além disso, devem contar com eficiente sistema de drenagem superficial e ser devidamente impermeabilizados.

Eles estão sujeitos a problemas provocados pela infiltração de água do solo. Isso pode levar, por exemplo, a patologias como a formação de eflorescências, a corrosão de armaduras e o surgimento de mofo e bolor. Além disso, há o problema da umidade que é transmitida pelo muro a edificações próximas.

Uma vez definida a técnica de impermeabilização, é fundamental garantir que as melhores práticas de execução sejam utilizadas. Para assegurar uma perfeita aderência da impermeabilização, uma etapa crítica é a regularização da superfície.