Você sabe como garantir segurança à instalação elétrica de ar condicionado?

Os aparelhos de ar condicionado precisam ser instalados em conformidade com uma série de normas para que funcionem de forma segura e eficaz. A interligação desses equipamentos de alta potência com a rede elétrica é um ponto crítico, que merece cuidados.

Uma instalação inadequada em um sistema elétrico, seja residencial ou comercial, pode levar à sua sobrecarga, que por sua vez pode provocar quedas ou oscilações de tensão gerando danos nos demais equipamentos ligados no mesmo circuito.

A qualidade da instalação elétrica está relacionada diretamente ao desempenho dos condicionadores de ar. Por isso mesmo, deve ser realizada por profissional capacitado.

Na instalação de um aparelho de condicionamento de ar, assim como ocorre com qualquer outro equipamento, o instalador especializado deve se atentar ao consumo da máquina e verificar o circuito elétrico onde ela será instalada.

O consumo total dos equipamentos ligados ao circuito não poderá, em hipótese alguma, superar a capacidade de fornecimento de energia elétrica daquele circuito.

Quanto maior for a potência do aparelho, maior deverá ser a espessura do fio. Como ocorre com outras instalações elétricas, em hipótese alguma podem ser utilizados fios desencapados ou com isolamento inadequado.